quarta-feira, 24 de setembro de 2008

ESTRATÉGIA COMPETITIVA





A intensificação da competição entre as organizações industriais as tem obrigado a repensarem seus processos, estruturas e políticas, de forma a se adequarem o mais rápido e de forma mais eficiente possível às novas e voláteis condições do mercado. Contudo, como destaca Porter (1999), enfatizar unicamente a eficiência operacional traz apenas vantagens de curto prazo, uma vez que a heterogeneidade dos recursos que sustenta esta vantagem pode ser erodida. Assim, o desempenho superior e consistente ao longo do tempo advém da criação de uma posição exclusiva e valiosa, a qual é alcançada por meio da formulação e implementação de uma estratégia competitiva. Pela ótica de Hill e Jones (1998), a vantagem competitiva é alcançada mediante a criação de valor superior para o cliente, tendo no desenvolvimento das competências a fonte necessária para o aumento da competitividade. Estes autores entendem que as competências nascem da complementaridade entre os recursos e as capacidades, sendo estas últimas compreendidas como as habilidades de uma empresa de coordenar seus recursos e usá-los de forma produtiva, constituindo-se, de uma forma genérica, o produto da estrutura organizacional e do sistema de controle da companhia. As competências, por sua vez, são uma força única que permite a uma empresa construir e melhorar o desempenho de certos blocos de vantagem competitiva, quais sejam: eficiência, qualidade, inovação e responsividade. Por meio do desempenho superior nestas áreas, é possível competir em termos de custos ou diferenciação.

O ADMINISTRADOR NO MUNDO GLOBALIZADO


"A globalização impôs novas exigências para os líderes de empresas globais, além do conhecimento de gestão, da capacidade de inovar, de se adaptar de forma rápida e eficiente à nova realidade e de prever cenários e o futuro. Outro grande desafio é trabalhar com times de diversos países, multiculturais, e criar relacionamentos e alianças estratégicas ao redor do mundo que ajudem a desenvolver os negócios".
Entrar em um novo mercado ou mesmo receber em seu país uma empresa concorrente é um grande desafio para as organizações. É um benefício para os consumidores: a globalização acirrou as disputas por mercados e essa concorrência exige o "encantamento dos clientes".

domingo, 21 de setembro de 2008

A NORSA


A Norsa é uma jovem empresa de bebidas, fundada em 1998, pela união dos franqueados Coca-Cola nos estados da Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Com dez anos de existência, alcançou em sua área geográfica de 907 mil quilômetros quadrados (10% do território brasileiro), a liderança absoluta do mercado de refrigerantes, introduziu e cultiva um modelo de gestão que valoriza a qualidade, a eficiência e o desenvolvimento de pessoas.
Estando entre as 300 maiores empresas do País, a Norsa tem cinco fábricas, onze centros de distribuição e um contingente de mais de 3 mil funcionários. A empresa produz, vende e distribui os produtos Coca-Cola e comercializa e distribui o portfólio da Cervejaria FEMSA em cerca de 150 mil pontos de venda.


Responsabilidade Social


A responsabilidade social da Norsa/Coca-Cola, começa muito antes da participação da empresa em projetos sociais, pagando impostos, gerando emprego, desenvolvendo pessoas, vendendo produtos de qualidade e não agredindo o meio ambiente.
Além disso, a empresa ainda desenvolve projetos sociais especiais para as comunidades onde está presente.


Produtos


A diversidade e a qualidade dos produtos Coca-Cola são os diferenciais do portifólio da empresa. Com freqüência, a Norsa/Coca-Cola lança novos produtos e novas embalagens acompanhando as tendências do mercado e o desejo dos seus consumidores.


Eventos


Durante todo o ano, a Norsa/Coca-Cola apoia e patrocina eventos ligados a cultura e lazer nas regiões onde atua. Entre eles o Ceará Music, Piauí Pop, Cine Ceará, Fortal, São João de Assu, no Rio Grande do Norte e camarotes no carnaval de Salvador.

HOMENAGEM AO DIA DO ADMINISTRADOR

Dia 09 de Setembro, dia do Administrador

Para homenagear esse dia, o Conselho Regional de Administração - CRA, juntamente com o Sindicato dos Administradores do Estado da Bahia - SINDAEB, a Federação Nacional dos Administradores - FENAD, com o apoio das Escolas e Faculdades de Adminstração do Estado e a Federação Nacional dos Estudantes de Administração - FENEAD, promoveram uma palestra no Teatro Iemanjá, no Centro de Conveções no dia 10/09/2008, com o Palestrante Mágico, Dalmir Sant'anna, o qual abordou o tema "AS HABILIDADES ESTRATÉGIAS DO ADMINISTRADOR CONTEMPORÂNEO". Nessa palestra, nós estudante, podemos observar qua os Administradores atuais não podem simplesmente administrar mtendo como conceito as bases adquiridas nos livros e conceitos aprendidos em salas de aulas, devemos ir muito além das teorias, temos que aprender a gerir pessoas, e para isso não podemos apenas olhar para elas, temos que fazer muito mais, ir muito mais além.
Comentmos abaixo, um breve relato dos pontos que nos chamaram mais atenção:

"Administrar no momento contemporâneo, busca fazer o paraíso para o resultado ser diferente."

"O administrador tem que ser um grande escultor, porque tem sempre algo a mais a oferecer".

O bom administrador precisa saber navegar em águas turbulentas, enfrentando metas e desafios que aos olhos parecem impossíveis. Não podemos ficar inerte, precisamos trabalhar em equipe, sempre em busca de um mesmo objetivo. O administrador, precisa cultivar um bom clima organizacional e saber propiciar o trabalho em equipe. A cooperação deve ser estendida a todos dentro de um organização, pois, precisamos entender que a meta não é atinginda apenas por uma única pessoa, para isso acontecer é necessário qua a equipe esteja fortalecida e unida. Po isso o administrador é responsável pela sinergia de uma organização, para que os objetivos e metas sejam alcançados com sucesso, é muito importante fortalecer o trabalho em equipe. O trabalho em equipe não acontece quando as pessoas estão soltas, quando as pessoas são individualistas, por isso o administrador precisa fortalecer a cooperação para superar as metas. Para trabalhar em equipe é preciso que se confie nas pessoas, sendo importante misturar os talentos de cada uma delas. As pessoas são diferentes uma das outras e é fundamental que o administrador tenha a percepção de habilidade de cada um para explorar na hora certa e no momento certo.

"Para administrar e preciso misturar os talentos, a base do trabalh em equipe está em misturar os talentos".

Os administradore do período contemporâneo buscam:
- Acreditar
- Despertar
- Vencer
- Ter visão abrangente.

"O administrador de uma organização, seja ela industrial ou de serviços, só pode alcançar os melhores resultados através da efetiva cooperação, estratégia definidas e eficiência de recursos".

Administrar é seguir obdiência em cima de uma organização.
As habilidades estratégia do administrador contemporâneo:
- Respeitar opinião
- Reconhecer e agregar valores ás pessoas "elogiar"
- Reconhecer o talento das pessoas.

Para administrar é preciso compreender que é difícil agradar a todos. Mas é igualmente impossivel, desagradar a todos.

Característica do administrador contempôraneo:

Ser Administrador
Ter Inspiração
Ter Atitude
Ter Habilidades
Ter Conhecimento.